[Valid Atom 1.0] viver fora do meu pais: BOA ALIMENTACAO http://jdepinhomarcasdesportivas.blogspot.com.br/

sábado, 4 de abril de 2015

BOA ALIMENTACAO

Objetivo(s)
Reconhecer a importância dos alimentos como fonte de energia e de matéria para a constituição corporal e valorizar atitudes relacionadas à alimentação e à saúde.
Oferecer uma visão geral da importância de receber os nutrientes que necessitamos e de como uma alimentação diversificada se faz necessária para atender às nossas necessidades nutricionais.
Mostrar que existe um padrão alimentar típico seguido em várias partes do mundo que garante a diversidade e o respeito à cultura alimentar dos povos.
Discutir a dieta dos atletas e sua relação com o esporte.
Conteúdo(s)
Alimentação, valores culturais e saúde.
Ano(s)


Tempo estimado
Cinco aulas
Material necessário
Cartolinas, cópias dos textos de referência, embalagens de alimentos.
Desenvolvimento
1ª etapa
Introdução
O hábito alimentar é um aspecto marcante no estabelecimento de diferenças e semelhanças culturais entre os povos. Esse padrão está relacionado aos recursos ambientais e econômicos, mas também aos nutrientes. A permanência de certos hábitos alimentares é cultural, aprendida e transmitida nos núcleos familiares e nas comunidades, ambiente que hoje recebe grande influência da mídia e da agroindústria.
Pelo lado das ciências, o estudo desse tema pode ser feito de modo que os alunos entendam quais são as principais funções da alimentação e qual a importância dos alimentos para a boa saúde, para o crescimento e para o desenvolvimento humano. Mas essa inerente carga cultural é também uma boa oportunidade de transmitir às crianças a idéia - e exercitar a prática - do respeito à diversidade. Além de fundamentos culturais, os hábitos alimentares de um povo seguem condições ambientais e econômicas que também podem ser abordadas por meio de comparações.

Neste plano de aula, vamos sugerir aos alunos que conheçam um país de hábitos alimentares

Nenhum comentário:

Postar um comentário